http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/moda-e-beleza/visagismo-para-rostos-masculinos/
Visagismo para rostos masculinos
As técnicas ajudam os homens a causar o impacto visual que desejam pelo corte de cabelo e design de barba e sobrancelhas
Triangular invertido – Testa larga e queixo fino. Atores com esse tipo de rosto, como Tom Hiddleston, geralmente interpretam vilões
Retangular – O rosto de Henry Cavill é longo, estreito e de linha retas. Atores com esse tipo de rosto costumam interpretar heróis
Hexagonal de base reta – O ator Jamie Foxx tem esse tipo de rosto, que apresenta bastante angulação e expressa força e dinamismo
Oval com testa retangular – O próprio Adam Sandler brinca que sua cabeça parece um ovo, mas sua testa tem ângulos retos que quebram a suavidade do rosto
Oval – Face com poucos ângulos e curvas suaves, como o rosto do ator Jake GyllenhaalÉ possível harmonizar as feições do rosto e mudar o impacto visual que se causa com ajustes no cabelo, barba e sobrancelhas. A assessoria de visagismo (nome desta técnica) ajuda os homens a imprimir a imagem que desejam. “Analiso os traços faciais e o temperamento do cliente para sugerir mudanças em sua aparência”, explica a visagista Wanessa Rengel. Foi o caso de Pablo Esquivel, 45 anos. Ele trabalha com marketing digital, ramo em que sentia discriminação. “Há um preconceito de que só os jovens entendem de internet. Pela minha idade, muitos julgavam que eu não estava a par”, conta ele. De acordo com Wanessa, Pablo tinha um ar sério e conservador por causa de seu rosto retangular, com sobrancelhas grossas. Ela recomendou um corte de cabelo moderno e um design de sobrancelhas que suavizou o semblante. A barba, que dá maturidade ao rosto, foi retirada. Pablo aprovou o resultado: “Manteve minha seriedade, mas deu um ar antenado”.
A visagista e diretora-geral da clínica de estética Vitaclin, Daniele Florêncio, diz que não existe fórmula ou padrão que sirva para todos. Segundo ela, o trabalho do visagista é encontrar uma imagem individual, que combine com a personalidade do cliente. “O visagismo ajuda a expressar o que se é. Ele ressalta o que a pessoa tem de mais bonito”, diz ela.
Dicas
As visagistas Daniele Florêncio e Wanessa Rengel dão pistas do que um homem pode fazer para melhorar sua imagem:
• Se o rosto é redondo, o cavanhaque é uma solução. A cor escura dos pelos dá profundidade ao rosto.
• Quem tem testa larga e queixo fino pode equilibrar as proporções com uma barba cheia, que criará volume nas laterais da face.
• A melhor saída para a calvície é raspar tudo. Disfarces como deixar crescer a franja para esconder as “entradas” ou puxar cabelos de um lado para o outro, normalmente, não dão certo.
Existem algumas técnicas usadas de acordo com o seu tipo de rosto para conseguir o cabelo ideal. Quem explica é William Ferrari, personal hair do Fashion Clinic de Ipanema, Rio de Janeiro. “Não importa se os fios são lisos ou enrolados. O corte masculino deve ser adaptado ao formato de cada rosto, respeitando o biotipo de cada pessoa”, explica ele, acrescentando que, além de testa, nariz, queixo e olhos, o formato da cabeça é de muita importância para o corte. “O cabelo deve estar em harmonia com o restante”.
Confira as dicas do especialista!
Rosto Redondo: “As medidas são praticamente iguais: testa, queixo e laterais e, às vezes, é um rosto que possui bochechas salientes. O corte deve ser quadrado com franja curta e costeletas para afinar as laterais. O desfiado e estilizado com cera, puxando suavemente alguns fios na direção da testa e um pouco mais alto no topo da cabeça, também fica muito bem nesse tipo de rosto”.
Rosto oval: “Possui a testa pouco mais larga do que o queixo e as laterais estreitas. É considerado o mais harmônico e combina com qualquer tipo de corte, dos mais formais aos mais modernos”.
Rosto quadrado: “A largura da testa acompanha os maxilares. Os fios devem ser desfiados ou repicados em diferentes comprimentos, o que garante mais leveza para este rosto de ar mais sério”.
Rosto retangular: “Semelhante ao quadrado, cuidado que fica fácil confundir com o quadrado! Esse tipo é mais largo. Os mesmos fios desfiados podem ser sutilmente puxados na direção da testa”.
Rosto triangular: “É aquele em que a testa é mais larga e o queixo mais fino. O ideal são cabelos um pouco mais longos e desfiados, cobrindo um pouco a testa e as laterais”.
Cultivar a barba está tão na moda, mas tão na moda, que até as vendas de lâminas despencaram no mundo todo, dando a maior dor de cabeça para os fabricantes de produtos de barbear. Mas na hora de escolher um estilo, engana-se quem pensa que o repertório é curto. A gente selecionou nada menos do que 12 jeitos diferentes de adotar a barba, desde o estilão “por fazer” (que livrou a cara de muita gente que tinha preguiça de se barbear) até o estilo lenhador, que vem conquistando muitos adeptos entre os caras modernos.
As ideias abaixo dão mais ou menos trabalho para manter e cuidar, de acordo com o desenho. Mas todas exigem cuidado semanal, no mínimo, para aparar os fios, desenhar cavanhaque, bochechas, costeletas e bigode. Você pode fazer isso em casa, caso tenha a manha e a mão boa, ou visitar regularmente uma barbearia, para ter um serviço profissional.
Sm esquecer, é claro, do trato com lavagem e hidratação dos fios, usando xampu (pode ser o mesmo do cabelo). condicionador e um óleo específico para barba, para deixar os fios com aspecto saudável. Para saber o passo-a-passo para lavar, aparar e estilizar a pelagem,leia a matéria completa aqui.
Confira agora os 12 estilos de barba e escolha aquele que combina melhor com seu rosto e seu estilo de se vestir.
O estilo “barba por fazer” é campeão de popularidade entre homens do mundo todo. Para adotá-lo tão tem mistério. O cuidado deve ser semanal: corte os fios com aparador e desenhe bochechas, bigode e pescoço ou aparador ou lâmina.
A barba média é outro sucesso entre a galera. O ideal é que sua barba não seja muito rala e cheia de falhas. O trato semanal deve ser o mesmo da barba por fazer: desbastar os pelos com aparador e desenhar bochechas e pescoço com a máquina ou lâmina.
Essa é um variação da barba média, que você viu acima, só que com as laterais em volta do bigode desenhadas em formato arredondado. Para isso, faça o desenho das bochechas mais baixo, usando a lâmina de barbear ou o aparador. Na foto, Ryan Reynolds.
Neste estilo usado pelo ator Christian Bale, os pelos das bochechas são raspados até a altura da linha inferior dos lábios, ou mais embaixo ainda, e a linha vertical das laterais, abaixo do bigode, é desenhada em ângulo quase reto.
O estilo adotado por Robert Downey Jr. destaca o cavanhaque desenhado. Os pelos são totalmente raspados nas laterais do rosto e desenhados sob o lábio. O bigode também deve ser bem desenhado, com aparador e tesourinha.
Amante latino: assim a gente pode batizar esse estilo de barba exibido por Johnny Depp. É um estilo parecido com o descrito acima, só que com laterais do cavanhaque mais curtas.
Os gringos chamam esse estilo Wolverine de “mutton chops. , você deve deixar costeletas e bochechas na mesma altura e eliminar os pelos só na ponta do queixo, como na foto de Hugh Jackman, até a linha dos lábios, como na ilustração.
Neste estilo, só ficamos pelos no cavanhaque. O rsoto todo é raspado (inclusive o bigode). O ideal é que o rosto fique bem limpo, mas você pode dar um ar estiloso, meio largado, deixando “por fazer”, como o ator Robert Pattinson.
Esse é um dos tipos de cavanhaque clássico, mostrado aqui pelo ator Dwayne Johnson, o The Rock. No queixo e nas laterais da boca e bigode os pelos devem ser mais longos. O cuidado é desenhar o bigode com tesoura, para não cobrir a boca.
Nem precisamos lembrar que o estilo lenhador, ou lumberjack, em inglês, está no auge da moda. O cuidado aqui é não deixar os pelos crescerem a esmo e sempre dar uma arredondada, com tesoura. Fica bacana com corte de cabelo undercut ou razor part.
Uma outra variação do estilo de barba lenhador, ideal para quem os pelos mais crespos. Como dissemos acima, o correto é sempre ir modelando os fios com tesoura e, de vez em quando, usar condicionador para não deixá-los secos e arreptados.
Esse jeito da barba deixa você com ar de cientista maluco, mas não deixa de ser uma ideia bacana para adotar um visual diferente, como mostra Leonardo Di Caprio. Exige uma certa intimidade com a tesoura, para deixar os dois lados exatamente iguais.
ttp://www.sbd.org.br/cuidados/tipos-de-pele/
Tipos de pele
Normal
Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal tem textura saudável e aveludada. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.
Seca
A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. A pele seca também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.
Oleosa
A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.
Mista
É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.
Tipos de Pele
Cada pessoa tem um tipo de pele, resultante da combinação de três fatores:
- Quantidade de água – interfere na elasticidade da pele;
- Quantidade de lipídios – interfere na nutrição e suavidade;
- Nível de sensibilidade – determina a resistência da pele.
Os tipos de pele mais comuns são:
- Pele normal – tem poros pouco visíveis e aspecto rosado. Há uma quantidade ideal de água e lipídios, que resulta em uma pele sem imperfeições e com um nível adequado de sensibilidade. Aparecimento de rugas variável, mais intenso na região dos olhos;
- Pele seca – em função da genética, das variações hormonais ou de fatores externos como vento ou radiação solar, tem poros praticamente invisíveis e nenhuma luminosidade, além de ser áspera e, não raro, apresentar manchas vermelhas. Maior tendência ao aparecimento de rugas. Uma pele extremamente seca pode descamar, principalmente nas costas da mão e no lado exterior dos braços, antebraços e pernas;
- Pele oleosa – apresenta aspecto lustroso ou engordurado, poros dilatados e, ocasionalmente, espinhas. A oleosidade varia de um dia para o outro, e é causada pela hiperatividade das glândulas sebáceas, que produzem mais sebo do que o necessário em decorrência da entrada na puberdade, alterações hormonais, estresse, uso de certos medicamentos e exposição ao calor ou humidade excessiva. As glândulas oleíferas produzem lipídios em excesso, e podem fazer com que a pele deste tipo deixe resquícios de óleo nas pontas dos dedos. Menor tendência ao aparecimento de rugas e linhas de expressão;
- Pele mista – apresenta normalmente poros dilatados no nariz, testa e mento, tendo uma oleosidade mais intensa nesta área e leve tendência a formar cravos (zona T). Na região das bochechas, há pele normal ou seca, com aparecimento de rugas variável.
http://www.portaltudoaqui.com.br/corte-cabelo-masculino-de-acordo-com-o-tipo-de-rosto-dicas-e-fotos/
Tipos dos rostos masculinos
Como pode-se perceber na figura acima, identificar o tipo de rosto nem sempre é uma tarefa fácil devido a alguns formatos serem bem parecidos, mas algumas dicas básicas vão ajudar nesse processo de escolha, veja:
Você poderá gostar de:
Corte de cabelo masculino para 2014 – As principais tendências do ano
Como escolher o corte de cabelo ideal para o seu tipo de rosto
Cortes de Cabelo Masculino 2015: Acompanhe as principais tendênciasDiversos tipos de cortes para cabelo cacheado, crespo ou afro
Como escolher o corte de cabelo ideal para o seu tipo de rosto
Cortes de Cabelo Masculino 2015: Acompanhe as principais tendênciasDiversos tipos de cortes para cabelo cacheado, crespo ou afro
Dica 1 – Tire uma foto (ou várias!)
A melhor maneira de descobrir é tirando uma foto frontal do seu rosto, com cabelo puxado pra trás. Depois imprima em tamanho grande pois tentar identificar só olhando no espelho pode ser não ser uma tarefa fácil.
Dica 2 – Analise o perímetro
Na foto, você deve observar o perímetro da sua face. Visualize a linha do couro cabeludo e a linha do queixo. Passe um lápis no contorno da face, e observe qual figura geométrica se assemelha.
Dica 3 – Compare Testa/queixo
Observe e compare a largura da sua testa com a do seu queixo (maxilar). Qual deles é mais largo? Seu queixo é fino?
Dica 4 – As bochechas
Observe a proeminência de suas bochechas. Elas são saltadas?
Dica 5 – A distância dos olhos
Note o espaço entre seus olhos. Depois observe a distância do final de um olho até a linha do início do couro cabelo. Qual dos espaços é maior?
Corte de cabelo masculino para quem tem rosto triangular
Alguns cortes de cabelo podem ser usados sem problemas para mais formatos de rosto, como é o caso do rosto quadrado e retangular. Por isso, selecionamos os principais tipos de rostos para podermos ver quais os cortes de cabelo com que eles combinam, veja.
Características: As medidas da testa larga começam a diminuir bastante ao longo do rosto, até deixar o queixo bem afinado, parecendo frágil.
Corte de cabelo ideal para o rosto triangular
Fios mais compridos (com possibilidade de mechas longas caindo sobre a face), volumosos, desconectados nas laterais e que cubram ligeiramente as orelhas.
Mude com o penteado!
Para parecer mais másculo: Basta aplicar mousse no cabelo, levantando a raiz com a ajuda dos dedos – assim o rosto triangular parece mais largo, quase oval. Para um “desgrenhado mais comportado”: Como seu corte é irregular e tem um certo volume nas laterais, basta aplicar pomada no cabelo seco e, com as mãos entre os fios, ir sacudindo a cabeleira. O resultado é um despenteado respeitável, como é ocaso do penteado usado pelo Brad Pitt (perfeito!).
Corte de cabelo masculino para quem tem o rosto redondo
Características: Como o próprio nome indica, é um círculo perfeito, tem medidas praticamente iguais na altura e na largura, podendo apresentar bochechas salientes.
Corte de cabelo ideal para quem tem o rosto redondo
Vale tanto o quadrado (inclusive na nuca e na franja bem curta) com costeletas médias, que afinam as laterais sem ganhar volume, quanto o desestruturado, com linhas triangulares nas laterais do rosto.
Mude com o penteado!
Mais seriedade no visual
Naturalmente quem tem o formato de rosto redondo transmite um ar mais infantil, mas um mudança no penteado pode fazer toda a diferença. O próprio corte de linhas retas e quadradas já quebra o efeito infantil que esse formato transmite.
Não está satisfeito? O uso de gel no alto da cabeça e nas laterais deixa o look mais formal. Se quiser um estilo mais forte e agressivo, aplique uma pomada puxando levemente os fios mais curtos junto à testa e garanta um estilo energético e fashion.
Corte de cabelo masculino para quem tem o rosto quadrado
Características: O tipo de rosto quadrado, a largura dos maxilares acompanha de perto a largura da testa.
O corte de cabelo ideal para quem tem o rosto quadrado: Assimétrico, ou seja, com fios em diferentes comprimentos, repicados ou com pontas irregulares, que afinam os traços do rosto e quebram a seriedade do formato quadrado.
Mude com o penteado!
Mais descontraído: Duro por natureza, o corte de cabelo para quem tem o rosto quadrado pode transmitir severidade excessiva. Para quebrar o gelo, vale criar um leve topete despenteado com gel (num estilo roqueiro) ou jogar o cabelo todo para trás e aplicar gel de efeito molhado.
Se o objetivo for quebrar os traços mais fortes e o aspecto “sisudo”, aposte em um corte maior com uma leve franja desconectada, assim os traços do rosto tendem a ficar mais leves.
Mais autêntico: Há ainda a opção de amassar os fios com as mãos durante a secagem (com ou sem secador) para criar um efeito bem moderno.
Corte de cabelo masculino para quem tem o rosto retangular
Muito semelhante ao rosto quadrado, o formato retangular pode ser considerado o rosto mais fácil de combinar os cortes, ou seja, combinam com a maioria deles.
Que tipo de corte devo usar? Desfie fios do topo e os direcione para a testa. Cuide somente para que a testa não aparente ficar grande demais na hora da escolha do penteado.
Se você tem orelha avantajada? Fios da laterais mais longos para disfarçar a orelha.
Corte de cabelo masculino para quem tem rosto oval
Assim como o rosto quadrado o formato oval se comporta bem com quase todos os cortes. Vale atentar somente para o penteado cuidando para não destacar demais o nariz (se for o caso de você ter o nariz grande) e olhos.
Características A testa é levemente mais larga do que o contorno do queixo, as laterais são afinadas e a ponta do queixo tem desenho ovalado.
Corte de cabelo ideal: Considerado o mais harmônico dos formatos, combina com qualquer corte, do comprido e desfiado ao comportado e prático, rente à cabeça.
Mude com o penteado!
Mais ousado, estilo básico – curto e bem penteado:
fica mais irreverente com a aplicação de gel no alto da cabeça, gerando um efeito arrepiado.
Mais moderno:
Penteados para trás e fixados com a ajuda de gel, os fios mais compridos e desfiados ganham ar contemporâneo. Já com o uso de mousse na parte frontal, numa versão “jogado de lado”, o corte fica mais jovial.
Fontes:francislei.wordpress.com -homemmoderno.com
Que existem milhares de tipos de cabelos nos já sabemos! Mas deveria haver um jeito de ser mais específico na hora de classificá-los quanto à textura dos fios, não é? Dizer que um cabelo é cacheado, por exemplo, é muito vago, já que existem diversos tipos de cachos!
Pois essa classificação já existe, mesmo que não muito divulgada. Foi criada nos EUA e separa cada um dos tipos em categorias, de acordo com a textura do fio. O que é levado em conta é o tamanho do cacho formado: quanto menor, maior o número dentro da classificação. Claro, tudo isso considerando a forma natural das madeixas! Funciona assim:
O cabelo dentro do tipo 1 é aquele totalmente liso, sem nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas sem obstáculos.
Mesmo assim, não dá para dispensar a proteção térmica na hora de modelar, vale lembrar! O uso frequente debabyliss, chapinha e secador pode transformar este tipo, normalmente tão saudável, em seco e danificado.
- 1A (Fino) – pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça. O famoso cabelo escorrido, aquele que não segura nada, nem um grampo! Sempre use produtos leves na hora dos cuidados, para não pesar. Se necessário, use linhas próprias para cabelos oleosos, principalmente na hora de lavar, pois é fundamental que a área da raiz esteja bem limpa. Produtos que doam volume também são uma boa pedida! Já os feitos à base de silicones podem fazer os fios ficarem pesados e mais chapados.
- 1B (Médio) – possui fios mais encorpados e bastante volume. Já consegue segurar cachos feitos com modelador. Na hora de condicionar, o ideal é utilizar produtos leves e alternar com um mais potente e hidratante de vez em quando, para manter o brilho e o alinhamento dos fios em ordem. Sempre aplique o condicionador só nas pontas, assim como qualquer outro produto hidratante!
- 1C (Grosso) – reto, pesado e dificílimo de modelar. Os fios são tão grossos que você praticamente consegue visualizar um por um ao olhar para a cabeça de quem possui este tipo de cabelo. Muitas orientais se encontram nessa categoria (mas isto não é regra, há várias com cabelo fininho também). Para manter a aparência bonita, é recomendado que seja lavado com frequência, com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador não deve ser muito denso e nem pesado. Use só nas pontas. Para finalizar, reparador de pontas duplas.
O cabelo do tipo 2 é aquele que não é liso mas não chega a formar espirais. Forma mechas em padrão de S,verdadeiras ondas. Costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz.
Versatilidade é uma das vantagens deste tipo, que costuma ser fácil de modelar. Amassados, podem formar cachos mais definidos. Escovados, ficam bem lisinhos com pouco esforço.
- 2A (Fino) – quase liso, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar (pega tanto escova quantobabyliss). Não costuma ter muito volume, por isso, o ideal é usar produtos leves (e em pouca quantidade) para estilizá-lo, como mousse, gel e loções, ao invés de cremes e manteigas. Caso contrário, pode pesar e ficar murcho.
- 2B (Médio) – tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.
- 2C (Grosso) – as ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça. É difícil de se modelar. Neste tipo de cabelo volumoso, é aconselhável caprichar na mousse e nos finalizadores anti frizz. Já é cogitado o uso de cremes ativadores de cachos mais levinhos, pois eles pegam a forma com facilidade, se amassados (até chega a ser possível modelar um 2C de modo que pareça um cacheado 3A, só amassando bem e deixando secar ao natural).
É aqui no tipo 3 que os cabelos cacheados realmente começam, apesar de que, popularmente, a textura dos ondulados 2B e 2C já seja vista como cacheada.
O cabelo do tipo 3 de fato forma caracóis bem definidos e simétricos, que parecem “molinhas”. Quando bem cuidado, é macio e cheios de vida! Por isso, deve-se sempre caprichar na hidratação.
- 3A (Cachos Soltos) – possui aquele tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular. Costuma ter bastante brilho e segurar bem uma escova. Para manter naturalmente os cachos bonitos e definidos, os melhores produtos são os géis, leave-ins e cremes ativadores de cachos, desde que não sejam muito pesados. Prefira shampoos sem sulfato.
- 3B (Cachos Apertados) – é bem mais enrolado do que o tipo 3A, com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados. Fazer uma escova neste tipo costuma dar muito trabalho! Para manter os cachos bonitos, o mais indicado são bons cremes ativadores de cachos, bem hidratantes e com potente controle de frizz. Como os fios costumam ser mais secos, lave com shampoo hidratante. Com o cabelo seco, reidrate os cachos comleave-in condicionador, quando sentir necessidade.
- 3C (Cachos Super Apertados) – os cachos são super fechadinhos e estreitos, como a ponta de um saca-rolhas. Ficam grudadinhos uns aos outros, “embolados”, porém com um padrão de forma bem definido. Os fios são finos e frágeis. Hidratação é palavra de ordem para manter este estilo sempre bonito, não só na máscara e no condicionador, mas também no shampoo. Para finalizar, prefira produtos bem hidratantes e um pouco mais densos, como cremes, manteigas e óleos.
Para que os cachos sempre fiquem bonito, o ideal é só penteá-los depois do banho, com o cabelo úmido e protegido por um belo creme para pentear específico para este tipo de cabelo. Depois de secos, esqueça a escova ou o pente, pois ele só irá desmanchar os cachos e armar a cabeleira! Se acordar com os cachos murchos e indefinidos, é legal usar um spray para pentear específico para cabelos cacheados e amassar as madeixas novamente. Os cachos ficam perfeitos, como se o cabelo tivesse sido recém-lavado!
No tipo 4 estão os cabelos geralmente conhecidos como afro. O que se afirma é que são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o fios, por causa da textura. Por isso, necessitam de bastante hidratação para que revelem toda a sua beleza e não se quebrem à medida que vão crescendo.
Um fato que diferencia cabelos muito cacheados (como os 3C) dos crespos é que os crespos se mantém totalmente enrolados até molhados (os cacheados tendem a ficar mais ondulados nesta condição).
- 4A (Macio) – tem cachos hiper estreitos, que parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos. Não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia ou até aderir ao método co-wash (lavar somente somente usando um condicionador – adequado para seu tipo de cabelo – com poder de limpar suavemente e hidratar, sem remover os óleos naturais dos fios). Caso ache a ideia de abolir o shampoo muito radical, dê preferência aos sem sulfato, com propriedades hidratantes. Aliás, hidratação nunca é demais, capriche na potência dos produtos!
- 4B (Seco) – as mechas têm formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. Na hora da escolha do shampoo, opte por um mais denso e cremoso, que deixe os fios com aparência saudável e hidratada. Sempre desembarace com um pente de dentes largos (passando antes um condicionador bem poderoso, lógico!). Sele com algum tipo de óleo natural (como o de coco, jojoba, argan e etc – que nunca contenha óleos minerais), para que a hidratação não escape. Para estilizar, use leites e manteigas específicas para este tipo de cabelo, bem hidratantes. E evite manipular os fios o máximo possível, para minimizar possíveis quebras e ajudar no crescimento.
- 4C (Sem Forma) – possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. O recomendado é evitar ao máximo lavá-lo e se possível aderir ao método co-wash (explicado no tipo 4A) ou aos shampoos sem sulfato. Após a lavagem, não esqueça de selar os fios com algum tipo de óleo natural, para reter a hidratação. Para finalizar, utilize produtos super hidratantes, como cremes e manteigas. Cremes pesados ainda ajudam a dar uma aparência mais alongadas aos fios deste tipo. É recomendado fazer hidratações potentes a cada 3 dias.
Para quem tem cabelo do tipo 4, recomendo o post do blog Beleza Interior sobre a importância dos óleos para as crespas e cacheadas e também o que ensina diversos métodos para estilizar cabelos crespos e sair de casa sempre com cachinhos lindos! Fiquei surpresa com técnicas que não fazia nem ideia de que existiam, mas que são super úteis para quem tem cabelo crespo.
Bom, usei estas celebridades como exemplo levando em consideração o cabelo como estava na foto, só para representar cada tipo. Provavelmente, muitas delas não estão com sua textura natural nas imagens, mas o que conta é o aspecto, ok?
A aparência de cada fio individualmente seria mais ou menos assim:
Ah! Essas informações todas aprendi no site do criador de método classificação, chamado de Andre Walker System.
Agora não tenho dúvidas de qual é meu tipo de cabelo: Ondulado 2A (apesar de eu amassá-lo bastante para que fique com cara de 2B)! E agora entendo porque ele, tão fino, acaba sofrendo com a falta de volume quando abuso dos cremes ativadores de cachos. Isto acontece porque estou usando o produto inadequado para meus fios, que não necessitam do mesmo peso fornecido pelos produtos para cabelos cacheados, sim de uma suave definição de formas e controle de frizz. Por isso, agora só irei usar mousses e produtos mais leves!
E pensar que por muitos anos me considerei erroneamente uma “cacheada”…
Dar um tapa na cabeleira é uma boa maneira de começar o ano novo. Ajuda a mudar a cabeça, se é que você me entende. Pensando nisso, reunimos os tipos de cortes de cabelo masculinos que prometem ser tendência. Confira as dicas e diga qual corte de cabelo masculino você vai adotar em 2016: RABO DE CAVALO O coque cresceu. Ano passado a tendência foi o Top Knot, ou para os mais antenados, o Coque Samurai. Já para 2016 a ideia é deixar o cabelo crescer um pouco mais e encarar um rabo de cavalo como novo visual. E com ele não tem mistério, basta escovar bem o cabelo para trás e amarrar. Selecionar só a parte da frente para amarrar e deixar todo o resto solto também é uma opção e sinceramente, confere mais estilo e sofisticação. Dica para fazer: Cabelo grande requere mais cuidados, portanto é essencial saber qual o seu tipo capilar (normal, seco ou oleosos) para não errar na hora de comprar shampoo e condicionador. Sim! É necessário investir bem nesses produtos, para a sua juba crescer forte. Na hora de fazer o penteado, é indispensável ter em mãos um mousse ou pomada . Eles ajudam a manter os fios fixados e evitar que seu cabelo vá se soltando e desgrenhando ao longo do dia. CORTE RISCADO Lembra do Razor Part? Esse é um corte de cabelo masculino que fez sucesso nas décadas de 30 e ressurgiu com força em 2015. Com uma divisão bem nítida no cabelo feita por navalha, ele volta em 2016, porém, com uma evolução: os riscos em diferentes partes do cabelo. Diferente do Razor, que riscava apenas a lateral do cabelo, o corte riscado faz traços em lugares diversos da cabeça. Dica para fazer: Para manter o risco é necessário ter o contato do seu barbeiro no contato do celular. Calcule de 1 a 3 visitas mensais para retocar o corte. Indicado para todos os tipos de cabelo, vale um gel de fixação forte para modelar o cabelo. TAPER FADE (VOLUME CRESCENTE) Aqui um corte masculino que serve tanto para o estilo afro quanto para os lisos. É a ideia do corte de cabelo degradê. Nada mais é que a transição da cabeleira bem baixa, raspada, até aparecer a pele, em direção a juba no topo da cabeça. Por se tratar de um corte simples, não estranhe se o seu cabeleireiro realizá-lo inteiramente com a máquina, sem o uso de tesoura. Dica para fazer: Assim como o visual riscado, o Taper Fade é um corte que demanda uma boa manutenção. Se programe para ir de 1 a 2 vezes no mês ao barbeiro, caso queira deixar o estilo sempre impecável. Na hora de pentear, vale usar um produto com efeito matte para manter o visual natural do cabelo. POMPADOUR A inspiração desse corte masculino veio de uma mulher, a Madame de Pompadour, mas a fama apareceu com um rei, Elvis Presley. Desde a década de 1950 esse estilo de corte veio sofrendo repaginações, variações e volta para 2016 com duas reinterpretações. Uma moderna, já que trata-se do alto topete com as laterais e o fundo do cabelo raspados. Dica para fazer: Para segurar esse topete em pé lance mão de uma pomada. Ela conseguirá dar uma moldada no cabelo, além de conferir um aspecto natural e até certo ponto, molhado. Para garantir que o cabelo fique no lugar, aposte em um spray fixador. CACHOS TORCIDOS Se você é um cara ligadão em futebol já viu esse visual preenchendo a cabeça do lateral Marcelo e do meio-campista, William. Mas não é só jogar de futebol que usa esse estilo, não. O músico Lenny Kravitz já teve sua fase de cachos torcidos também. E como o próprio nome diz, torce os cachos e confere um visual bem estiloso. Aqui a única ressalva é que você precisa deixar seu cabelo crescer para conseguir fazê-lo. Dica para fazer: Como o cabelo seco é um pouco mais ressecado que o normal, vale usar pomadas e ceras enquanto ele ainda está úmido na hora de enrolar as mechas. E a dica é deixar secar naturalmente após a aplicação. TOUSLED CURLY (DESPENTEADO) Não precisa bancar um visual arrumadinho? Então não tenha medo de ter investir em um visual despenteado. Só tente criar um mínimo de harmonia nessa bagunça. Raspar as laterais e deixar todo o volume para o topo da cabeça é uma opção. Escová-lo contra o movimento natural de crescimento do seu cabelo é outra. Franjas e topetes também combinam. Dica para fazer: Aqui o essencial é ter volume, para mostrar que quando você faz bagunça, não está para brincadeira. Uma opção legal é usar uma cera em pó. CREW CUT (RASPADO) Pouco cabelo também pode proporcionar muito estilo. Além de prático, já que os fios são para lá de curtos, ele é uma opção quase que milagrosa para quem está perdendo cabelo ou cultivando as famosas entradas. Como a inspiração do corte é militar, você pode mandar bala só na máquina. A altura fica por sua conta, mas é indicado fazer cortes baixos e com uma boa barba para compor um visual moderno. Dica para fazer: A sacada é não deixar ele crescer. Então programe duas idas ao barbeiro no mês. Como é um trabalho só de máquina, elas serão rápidas e não irão atrapalhar sua agenda. FRANJA LONGA Para 2016 também é possível estivar o topetão até ele virar uma franja. Só que diferente das mulheres, a franja tem que ser mais desconexa, repicada de forma até um pouco aleatória. Para que usa barbas cheias é uma boa opção, principalmente se optar em raspar as laterais do cabelo. O tamanho da franja irá variar de acordo com seu gosto. Aí só tome cuidado para valorizá-la. Deixar alguns fios caídos é uma maneira de mostrar que ela está lá. Dica para fazer: Vá com pomadas modeladoras. O benefício é controlar a franja e deixá-la com um aspecto de molhado. Vale usar pente ou os próprios dedos, caso prefira um visual mais despojado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário